Buscar
  • Estações da Leitura

1º FolcloreArte

Atualizado: 15 de Ago de 2019

Resultado da Oficina de Produção de Eventos ministrada pela equipe do Trem Cultural, o 1º FolcloreArte contou com exposição, brincadeiras, música ao vivo e apresentação do grupo de Folia de Reis Unidos de Serrana.


Grupo musical do Trem Cultural apresentou um repertório de músicas que contam histórias do Folclore Nacional.


FolcloreArte: Aprendizado, Colaboração e Celebração do Folclore Nacional.

Foi durante a Oficina de Produção de Eventos, realizada pela equipe do Trem Cultural em Junho de 2018 que o 1º FolcloreArte surgiu como uma ideia e foi transformado em realidade.

O evento foi proposto pelos participantes como uma maneira de colocar em prática os conteúdos vistos na oficina. "A ideia de ser um evento com a temática do Folclore surgiu de um dos participantes, ao lembrar que o evento seria realizado no mês de Agosto, mês em que é comemorado o dia do Folclore Brasileiro. Uma simples coincidência que possibilitou uma grande riqueza cultural e artística ao evento."


Durante reuniões semanais trabalhamos a fim de que os participantes discutissem que tipo de evento gostariam de realizar, formato, para que público, enfim, uma série de perguntas que fazem parte do processo de produção, entendendo aí como a equipe de produção seria formada e como as demandas de trabalho começam a ser necessárias ou não a partir de novas ideias e das escolhas feitas. Tudo se baseia em assumir a responsabilidade sobre o que você deseja que seja realizado. Não existe varinha mágica ou cartola de onde você pode puxar coisas, no decorrer da oficina fomos apresentando aos participantes alguns conceitos e técnicas que possibilitam transformar as ideias em realidade de uma maneira fácil e que não comprometa a qualidade do projeto, visando deixar o resultado o mais próximo possível do ideal.


O 1º FolcloreArte foi um grande sucesso, não seria possível sem o envolvimento de colaboradores e parceiros do Trem Cultural, assim como o entendimento dos patrocinadores sobre a relevância do projeto, tudo isso foi essencial para que o evento pudesse ser realizado. Tivemos colaboradores voluntários desenvolvendo trabalhos incríveis com as crianças que estavam presentes, atividades que envolviam a criatividade artística em relação às lendas folclóricas, além de brincadeiras tradicionais que são parte importante do folclore brasileiro.

Apresentação do Grupo de Folia de Reis Unidos de Serrana

Escolhemos fazer o evento em um lugar público, podendo ser visto por pessoas de todas as idades de maneira gratuita, num domingo a tarde, no Parque Bela Fonte em Serrana-SP, com um sol na medida certa, tudo conspirando à favor. A decoração do espaço foi feita durante a manhã do Domingo, mas a produção das fitas coloridas, bandeirinhas, painéis ilustrados com personagens das lendas folclóricas foi um trabalho que levou cerca de uma semana para ser produzido pelos participantes da Oficina de Produção de Eventos. Trabalho que valeu a pena, a decoração ficou linda, conseguimos ocupar cada canto do parque, fazendo com que cada pessoa que estivesse por lá, conseguisse entender o que estava acontecendo, mesmo os que não tiveram acesso à divulgação e foram ao parque para um simples passeio.

"Uirapuru" um dos painéis ilustrados a mão que fizeram parte da decoração do parque provocando uma interação maior do público com a temática do evento.

Vimos um grande potencial em fazer um evento tendo o Folclore como temática, e por isso encaramos o evento como algo que deveria acontecer anualmente, então nomeamos como 1º FolcloreArte e depois de vermos o que conseguimos fazer na primeira edição estamos mais ansiosos para realizar a segunda, obviamente com algumas novidades. Fique atento para mais informações e junte-se a nós nesse Trem Cultural.



0 visualização
Trem Cultural

Email: associacaotremcultural@gmail.com

Fone: 16-99224-3497

Entre em contato para mais informações ou sugestões:

Cadastre seu e-mail e fique por dentro com as notícias sobre eventos, projetos e ações realizadas pelo Trem Cultural.

2019' Site desenvolvido por @Paulo Florentino para @Trem Cultural.