Trem Cultural

Email: associacaotremcultural@gmail.com

Fone: 16-99224-3497

Entre em contato para mais informações ou sugestões:

Cadastre seu e-mail e fique por dentro com as notícias sobre eventos, projetos e ações realizadas pelo Trem Cultural.

2019' Site desenvolvido por @Paulo Florentino para @Trem Cultural.

Buscar
  • Estações da Leitura

Lançamento do Trem Cultural

Atualizado: 15 de Ago de 2019

O evento de "batismo" do coletivo contou com a presença de familiares, artistas convidados, parceiros e colaboradores dos projetos do Trem Cultural. "São pessoas com diferentes papéis, mas com objetivos em comum, entre eles promover a Cultura na cidade. O Trem Cultural é essa coisa aberta que conecta pessoas pelo que elas tem em comum. No fim, somos todos passageiros desse mesmo Trem."

As ações do Trem Cultural precederam seu nome, a primeira reunião que trouxe a tona a proposta de formar um novo coletivo cultural na cidade aconteceu em Agosto de 2017. Os idealizadores que já haviam desenvolvido diversos projetos e trabalhos no CECAC (Centro de Cultura e Ativismo Caipira), enxergaram a possibilidade de fortalecer suas ações à partir dessa união, uma vez que possuíam ideias e desejos similares em relação ao desenvolvimento cultural da cidade.

"Não é uma coisa que acontece do nada, de um dia pro outro, ainda mais quando envolve um grupo de pessoas. Trata-se de sintonia, éramos um grupo bacana, já nos conhecíamos a um bom tempo, então essa era uma das únicas certezas que tínhamos. E era suficiente pro início."

Dentre vários projetos e eventos que realizamos no CECAC juntos, as aulas de música e as atividades relacionadas à literatura eram sem dúvidas nossas maiores áreas de interesse. Então logo estávamos com um acervo inicial de livros para montar uma Biblioteca Comunitária que viria a ser essencial para o surgimento do projeto "Estações da Leitura", demos continuidade nas aulas de música, atendendo cerca de 40 alunos, adaptando os cômodos das nossas casas pra isso, logo a coisa toda foi fluindo. É aquela coisa de uma coisa puxa a outra, você vai sentindo necessidade de realizar coisas novas e as ideias vão surgindo.

Que Trem é esse?

Depois de um tempo com algumas atividades já realizadas precisávamos de um nome para poder divulgar melhor nosso trabalho, surgiram algumas ideias e enquanto discutíamos sobre como o nome deveria comunicar o fato de sermos um coletivo cultural, não era nem bem uma sugestão, no meio de um comentário surgiu "Trem Cultural" e era isso, algo tão complexo de explicar com palavras que só termo caipira/mineiro "Trem" poderia traduzir.

Durante anos e nessa etapa inicial do Trem Cultural, que até então não tinha nome, fizemos muitas amizades e parcerias com artistas e agentes culturais da cidade e da região e decidimos fazer do lançamento do Trem Cultural uma festa de confraternização com a presença dessas pessoas. Foi um momento de muita importância e extremamente gratificante para nós, apesar de já estarmos realizando projetos por algum tempo, sentimos que algo estava nascendo naquele dia, um Trem com um longo trilho a ser percorrido.


A presença dos amigos, familiares, parceiros de outros projetos como o pessoal do "O Hierofante", da "Siodoni Luthieria", "Roseli e Menalton Braff", e os artistas convidados, Evandro Navarro, na companhia de sua mãe e de sua irmã, cantando suas próprias músicas e composições de artists consagrados da MPB, de uma maneira encantadora, emocionante, foi um grande presente, assim como os parceiros da Mississippi Devils que acabaram por coroar o evento num clima muito gostoso.

O evento contou com a discotecagem d'O Hierofante e música ao vivo com o grupo de música do Trem Cultural, Evandro Navarro e os Mississippi Devils.

5 visualizações